HERANÇA CULTURAL
Naõ podemos negar os males causados pelo processo de colonização a que o Brasil foi submetido.Entretanto, não podemos fechar os olhos para o que nos trouxe de benefícios.
Os europeus foram reponsáveis pela introdução de novas formas de produção agrícola e mineral em nosso território. A esploração de nossos recursos foi intensa, assim como a degradação de nosso meio ambiente, cujas consequências sofremos até hoje, quando as chuvas caem em índices acima do normal e vemos as enconstas, antes cobertas pela Matav Atlântica, desmoronarem levando com elas famílias, casas, estradas e assoreando rios antes caudalosos.
Além de cidades históricas, dos monumentos, das igrejas barrocas ricas em detalhes trabalhados com o ouro da áreas de mineração, os portugueses nos deixaram a língua portuguesa espalhada por todo imenso território brasileiro.
O Brasil é um dos poucos países de grande extenção territorial qua apresenta uma certa unidade linguística. Temos sotauqes diferenciados, termos que são exclusivos dessa ou daquela região, mas, com exceção das diversas línguas faladas pelas nações indígenas, todos falamos português e podemos ser entendidos quer estejamos em Porto Alegre ou Manaus. A diversidade linguística é um problemas para os países que convivem com ela em seus territórios, pois dificulta a integração dos povos de um mesmo país. Países que têm esse tipo de diversidade linguística, como a Rússia, China ou o Canadá, que possui das duas línguas oficiais: o inglês e o francês; ou mesmo em países de menor extensão territorial, como a Suíça, acabam impondo a uma ou outra região uma língua oficial predominante . Se bem conduzida, essa diversidade pode até se tornar um atrativo para aguçar a curiosidade de turistas, por exemplo. Entretanto, não é incomum encontrarmos grupos étnicos com costumes diferentes, principalmente o idioma diferente do idioma oficial do páis, se lançado em guerras separatistas, reivindicando a formação de uma nova nação independente, onde as diferenças culturais não sejam tão evidentes.
HERANÇA ECONÔMICA
A economia sempre voltada para o mercado externo ficou marcada na economia nacional. Em pleno século XXI vemos nossos agricultores
trocando o tipo de cultivo para atender as demandas extrenas.Um exemplo que se pode destacar é o abandono total do cultivo de produtos de nossa alimentação básica para produzir laranjas, por exemplo, para abastecer o mercado estadunidense quando esse país tem sua produção de laranjas prejudicadas por invernos mais rigorosos. Ainda hoje assistimos a destinação de nossos melhores produtos para abastecer os mercados externos (mais exigentes) e ficamos com a sobra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário