quarta-feira, 9 de setembro de 2009

ÉTICA : O que é responsabilidade social e como você lida com ela

Responsabilidade social, é a responsabilidade que cada ser humano tem com a sociedade que vive. Não importa ela grande, pequena, bonita, feia, rica, pobre.

É a responsabilidade que o ser humano tem te cuidar, preservar aquela sociedade para as gerações futuras, tirando delas suas necessidades mas sem deixar danos paras as gerações futuras ( ecossustentabilidade).


Eu me lido muito bem com a minha responsabilidade sobre a sociedae. Faço a minha parte, concientizando também as pessoas ao meu redor para tentar tornar esse mundo mais digno, mais democrático, mais preservado.

ÉTICA : O que espera e deseja no ano de 2010? Por que ?


Espero que no ano de 2010 o mundo esteje melhor para se viver, que não haja muita poluição. Um ano pode parecer pouco para os resultados aparecerem, mas não é. Um ano dá para fazer-mos muita coisa, mas é presciso a colaboração de todo mundo!
Espero também que nossa diminua cada vez mais o desperdício de alimento, que a sujeira das salas também diminuam e que o desperdício de água acabe!
Desejo que em 2010 eu conseigua passar de ano com notas exelentes, que o meu apartamento que esta construindo esteje semdo realizado com sucesso e que eu continue tendo minha verdadeiras amigas me ajudando , me apoiando, me conselhando como sempre fizeram !
ESPERO E DESEJO EM 2010 UM ÓTIMO ANO !

ÉTICA : Ideias e reflexões que realizou e conheceu na disciplina no ano de 2009


A disiplina de ética tem sido muito gratificante para mim. Apredi muitas coisas em 2009. Ética não é apenas saber valorizar as pessoas é tambem saber valorizar a si própio.
Aprender as virtudes para mim, foi a melhor coisa, pois não sabia extamente o que era e pode aprender claramente sober esse assunto.
A auto-imagem, a auto-estima, o auto-conhecimento, são assuntos que aprendir que é sempre presciso estar pensando novamente, para fazer nossa auto crítica,defeitos e qualidades, nosso humor com o próximo, entra outros.
Os nosso valores que nunca iram mudar, a nossa personalidade, cultura, gostos, costumes, são coisas própias, únicas.
Saber a diferença entra liberade e soberania também e uma de várias coisas que aprendi em ética no ano de 2009.

ÉTICA : Como lidar com as diferenças em nossa sociedade?

Não posso falar que é fácil lidar com as diferenças em nossa sociedade. Prescisamos nos colocar no lugar daquele deficiente que está passando por preconceitos. Vivemos em um mundo super globalizado, onde os deficiente já estão conseguindo se introduzir de forma democrática na sociedade, sem sofrer nenhum dano moral nem físico .
Devemos lutar para tornar o mundo mais justo, tornar o mundo igual e sempre pensr que aqueles deficientes são diferentem em apenas uma coisa: têm uma deficiencia que apenas os deixam um pouco diferentes, mas são seres humanos do mesmo geito que nós, pensam, sentem, comem, bebem igual qualquer outra pessoa.
Tem também aquele preconceito racial que é uma barreira que devemos destruir!
Qual o problema da pessoa ser negra, parda, mulata, branca? O que importa é ser feliz sempre !

ÉTICA : Quem são os diferentes em nossa sociedade?

Na nossa sociedade todos nós somos diferentes uns dos outros, somos própios, somo únicos. Seria horrrível viver em um mundo onde todos mundo é igual, não é mesmo ?
As pessoas são diferentes em praticamente tudo: cor da pele, cor do cabelo, cor do olhos, altura, peso, não só nas características externasn como nas intrenas também : personalidade, gosto, sonhos, perspectivas. Os gêmeos têm sim algumas características iguais, mas são apenas externas, pois sua características internas são bem diferentes.
Os diferentes da nossa sociedade são:
  • Os góticos

  • Os ripis

  • Os medigos

  • Os indígenas

  • Os muçulmanos



ÉTICA : O que diferencia o consumo consciente do consumo responsável?

Consumo responsável: adquirir produtos eticamente corretos, ou seja, cuja a elaboração não envolva a exploração dos seres humanos,animais e não provoque danos ao meio ambiente.


Consumo consciente:é um movimento social que se baseia no aumento da consciência sobre as decisões das compras no meio ambiente e a saúde e a vida em geral dos consumidores. O consumo consciente também está preocupado com os efeitos da mídia e das propagandas sobre os consumidores.



PERCENTUAIS DOS GRUPOS DE CONSUMIDORES NO BRASIL

ÉTICA : Quais são as atitudes que trazem resultados positivos?

Falar sobre as atitudes que devemso ter para trazer resultados positivos é bem fácil:
  • Respeitar o próximo;

  • Não fazer com o outro brincadeiras de mal gosto que não queira que faça com você;

  • Ser solidario;

  • Compartilhar conhecimentos,

  • Reciclar, tornando assim nosso planeta mais lindo e melhor para se viver;

  • Buscar a paz interior e exterior;

  • Olhar o mundo com um olhar crítico, assim será mais facil achar os problemas e tentar resolvê-los
  • Substituir negativos para positivos;

Devemos sempre parar um pouco e pensar sobre nossas atitudes. Melhora-las ou acrecentar mais atitudes que darão bons resultados para si próprio e para o mundo.


ÉTICA : O que é liderar e quais são os tipos de liderança que o mercado conhce ?




Ser líder e principalmente conhecer como um tudo sua área específica. Liderar é saber transmitir o que deseja, é saber ouvir o que se cobra.
OS TIPOS DE LIDERANÇA QUE O MERCADO CONHECE:
  • Líder executivo: é aquele que surgi por causa da busca das organizações pela obtenção da ordem, ele costuma possuir muita habilidades técnicas e competências.
  • Líder coercitivo: aquele que exerce a liderança através da coerção, violência, que pode ser verbal ou física. Neste estilo de liderança a relação entre líder e liderado é instável.
  • Líder distributivo: aquele que apenas delega tarefas, sempre controlando, acompanhando de perto e cobrando resultados. É o líder que não constrói nem destrói mantendo um posicionamento de " posições e papéis".
  • Líder educativo: aquele que costuma dar o exemplo, seus liderados tem uma relação de responsabilidade com o trabalho. É onde existe abertura para troca de conhecimentos não apenas técnicos, mas também humanos.
  • Líder inspirador: aquele que raramente prescisa dar ordens a seus liderados, eles se sentem atraídos pela figura do líder e estão dispostos a fazer o que é necessário.


ÉTICA : Oque é criatividade e como ela acontece?


Criatividade é o modo de viver, de ser, de pensar e de agir. É olhar uma coisa e ver diferente do que todos vêem, é o ato de criar algo novo ou de transformar algo que existe em outra coisa ( inovar).

É a capacidade que os humanos têem de se adaptar à rotinas ou situações extremamente diversas, sem perder o auto-controle.

É a melhor ferramente para alcançar novas soluções. Resolver um problema de forma incomum através de um simples arranjo de ideias. A capacidade de criar algo novo a ser acrecentadoem uma 'caixa de conhecimentos' pré-existentes.

Criatividade é errar de vez enquando, afinal o que é o erro senão uma tentativa de acerto. Enfim é a capacidade de pensar diferente e realizar uma ação a partir desse pensamento.

A criatividade não tem hora nem momento exato para acontecer, ela chega sem pedir licença, vem na imaginação da pessoa que à coloca em prática e realiza belas ações.

ÉTICA : Escreva os 10 mandamentos. Qual aprendizado pode tirar deles ?

Os dez mandamentos são :


  1. Amar a Deus sobre todas as coisa;

  2. Não fazer imagens para a adoração;

  3. Não tomar seu santo nome em vão

  4. Guardar o dia de sábado;

  5. Honrar pai e mãe;

  6. Não matar;

  7. Não adulterarás;

  8. Não furtar;

  9. Não levantar falso testemunho;

  10. Não desejar a mulher do próximo nem cobiçar nenhum de seus bens;

OS DEZ MANDAMENTOS NA CODIFICAÇÃO :



  1. De adoração;

  2. Do trabalho;

  3. Da reprodução;

  4. De conservação;

  5. De destruição;

  6. De sociedade;

  7. Do progresso;

  8. De igualdade;

  9. De liberdade;

  10. De justiça,de amor e de caridade;

O aprendizado que se pode tirar deles é que prescisamos acerditar mais me Deus, para tentar formar um mundo melho, concientizados. Para que nao haja briga, discussões que levam até a morte.


ÉTICA : Quais são as regras de convivência que considera mais justas em nossa sociedade?

As regras de convivência que conseidero mais justas na nossa sociedade são:

1. Seguir sempre os 3R's:



  • Respeito a si mesmo;

  • Respeito aos outros;

  • Responsabilidade por todas as suas ações;

2. Quando você perceber que cometeu um erro, tome providências imediatas para corrigí-los.


3. Abra seus braços para mudanças,sem abrir mão de seus valores.


4. Lembre-se que o silêncio algumas vezes é a melhor resposta.


5. Compartilhe o seu conhecimento. Está é uma maneira de alcançar a imortalidade.


6. Seja gentil com a Terra.


7. Julge o seu sucesso por aquilo que você teve que abrir mão oara consegui-lo.


8. Em discordância com amigos, trate apenas da situação corrente. Não levante questões passadas.


9. Não deixe uma disputa por questões menore ferir um grande amigo.


10. Valorize o amor, a amizade, a saúde, mais que o dinheiro





ÉTICA : O que é moral e quais são os seus significados





O termo moral vem do latim "morale", que significa relativo aos costumes.Pode ser definido também como a aquisição do modo de ser conseguido pela apropriação, ou por níveis de apropriação, onde se encontra o carácter, os sentimentos,e os costumes. Em alguns dicionários defini-se moral como: os conjuntos de regras, costumes e prescrições a respetio de comportamentos e condutas, que podem ser consideradas válidas, éticas, quer de modo absoluto para qualquer tempo ou lugar, quer para grupos ou pessoa determinada, estabelecidas e aceitas pelas comunidades humanas durante determinados períodos de tempo.
Portanto o termo moral significa conjunto de normas, princípios, preceitos, costumes, valores que norteiam o comportamento do indivíduo no seu grupo social.



terça-feira, 8 de setembro de 2009

ÉTICA : O que é auto-imagem ?

A auto-imagem é o conjunto de ideias, conceitos, opiniões e imagens que alguém tem de si mesmo, bem como a imagem que supõe projetar para os outros. O estudo da auto-imagem é relevante para a psicologia e outras linhas de pesquisa do ser humano na medida em que a imagem que um indivíduo tem de si detremina importantes aspectos de seu comportamento, notadamente a forma com que se relaciona com os outros: Por exemplo, pessoas com uma auto estima depresiativa tendem a formar mecanismos de defesa para diminuir seu sofrimento psíquico, dentre os quais destacam-se :


  • Buscar insistentemente a aprovação alheia;

  • Competir em diversos contextos no anseio de reverter sua auto-imagem depreciativa;

  • Esquivar-se de interações sociais ou situações novas para não ves sua auto-imagem negativa reforçada;

  • Assumir posturas artificiais e inautênticas na intenção de melhorar a imagem que projetam;

  • Esconder a todo custo seus erros para não sofrer maiores danos à auto-imagem;

Já pessoas com uma auto-imagem distorcida para mais tendem a ser presunçosas, míopes quanto a seus própios equívocos e predispostas a personaliza excessivamente tudo o que fazem, ou seja, tomam a si mesmas como medida de tudo.


Uma pessoa com auto-imagem realista está mais apta aos desafios da vida a ao bom relacionamento humano, pois seu comportamento é coerente com a ideia que faz de si, o que lhe permite uma autoconsciência mais acurada e assim pode mais facilmente corrigir seus erros e ter satisfação em suas conquistas.


ÉTICA : O que é autoconhecimento ?

Em filosofia, o autoconhecimento ou conhecimento de si é a finalidade de uma busca de natureza ética. O que se busca é a explicação de como e o que é conhecido, isto é, o que se busca é a realização de algo que leve o sujeito a ser mestre de si mesmo e, consequentemente, um ser humano melhor.

O conhecimento de si distingue-se do conhecimento de outras coisas ( as coisas exteriores ao sujeito) por ser imediato, no sentido de não depender de evidências. Pode-se dizer que o autoconhecimento é fruto da introspecção. O sujeito tem acesso privilegiado aos própios pensamentos, isto é, conhece os própios pensamentos de uma maneira que os outros usualmente não conhecem. Tal acesso privilegiado é a marca da autoridade da primeira pessoa, pois usualmente o que o sujeito diz sinceramente que pensa deve ser considerado como o que ele pensa, enquanto o que uma outra pessoa diz que o sujeito pensa usualmente não é um relato que desfrute da mesma autoridade.

Filósofos como Platão, Spinoza, Freud fazem parte de uma tradição que vê o autoconhecimento como uma conquista ou realização que traz saúde e liberdade para a pessoa. Esse projeto ético tem suas raízes no dito do oráculo de Delfos que tanto influenciou Sócrates : Conhece-te a ti mesmo .

De acordo com essa tradição, o autoconhecimento é uma realização, ao invés de lago dado ou prontamente disponível ao sujeito. Para conhecer-se a si mesmo, o sujeito precisa refletir, e interpretar a si mesmo. Há subdivisões dentro dessa tradição. Primeiro, há os filósofos da antiguidade que viam o autoconhecimento coomo algo bom por si ou por fins práticos. Segundo, autores confessionais, como Agostinho e Rousseau. Terceiro, os que vêem o autoconhecimento como algo moralmente valioso, mas difícil de ser alcançado por causa da natureza inwfável do sujeito. Entre os defensores de tal posição está Nietzsche, em alguns momentos. Quarto, os que vêem o autoconhecimento como uma autocrítica. Tal posição é encontrada no Eclesiastes, em Spinoza, em Nietzche, Heidegger, Sartre.

ÉTICA : O que é alto-estima?

A auto-estima envolve tanto crenças auto-significantes( por exemplo: "Eu sou completamente/incompetente", "Eu sou benquisto/malquisto") e emoções aotuo-significantes associadas ( por exemplo, triunfo/desespero, orgulho/vergonha). Também encontra expressão no comportamento( por exemplo, assertividade/teneridade, confiança/cautela) Em acrécimo, a auto-estima pode ser construída como uma característica permanente de personalidade ( traço de auto-estima) ou como condição psicológica temporária ( estado de auto-estima). Finalmente, a auto-estima pode ser específica de uma dimensão particular( por exemplo "Acredito que sou um bom escritor e estou muito orgulhoso disso ") ou de extensão global ( por exemplo "Acredito que sou uma boa pessoa, e sinto-me orgulhoso quanto a mim no geral")